Foi em 2001 que esta enorme família começou a ser construída pela professora Isabel Ribeiro Dos Santos.
Embora já existisse Basquetebol na Escola do Algueirão, foi na época 2001/02 que iniciámos a participação em provas oficias da FPB.
Tudo começou com uma equipa de Sub 14 F, com muita inexperiência e juventude das jogadoras. Mas a professora Isabel, que já tinha tido projetos semelhantes no Maria Pia e Escola da Amadora, colocou toda a escola a praticar Basquetebol. Vários professores e treinadores deram o seu apoio e rapidamente o número de atletas foi crescendo. Com isto, houve a necessidade de criar mais equipas e com um crescimento bastante sustentado o clube foi crescendo e crescendo. Deu-se a mudança de nome, devido à associação com a ADESintra, para Escola do Algueirão / ADESintra e posteriormente ADESintra. 

Com o aumento das equipas e explosão do Minibasket foi necessário constituir uma equipa de trabalho encabeçada pelo António Pinheiro e que permitiu que a professora Isabel ficasse só com a coordenação das equipas.
Devido ao elevado interesse dos rapazes pela prática da nossa modalidade, avançámos para a criação das equipas masculinas, em 2008/09.
Tem sido uma grande aventura e um desafio fazer ‘sobreviver’ este clube e este projeto numa região com grandes potencialidades mas onde não existe cultura desportiva.
Tem sido um caminho cheio de alegrias, vitórias e grandes emoções. Destacam-se a presença na Liga Feminina de de Basquetebol, o 2º Lugar no Campeonato da 1ª Divisão e a conquista do Campeonato da 2ª Divisão. Diversas presenças em fases finais nacionais (Sub 14, Sub 16 e Sub 19 F), em fase finais distritais (1º Lugar em Sub 14, Sub 16 e Sub 19 F). muitas jogadoras internacionais e nas Seleções Distritais.
Mas para nós o mais importante é a formação dos jovens, destacando o grande número de jogadoras licenciadas e que seguiram as suas vidas a trabalhar em Portugal e não só.
A todos os que de alguma forma (mais pequena que seja) contribuem para o sucesso do nosso clube um enorme bem haja, pois afinal este clube é feito por PESSOAS e para PESSOAS !!!

MUITOS PARABÉNS A TODOS !!!