Balanço Equipa – sub14 Femininos

Começamos hoje uma nova rubrica mensal GDEMAM: o Balanço de Equipa!
Todos os meses uma das nossas equipas partilhará, com todos os apoiantes e seguidores do GDEMAM, o seu percurso desportivo e pessoal.
As primeiras são as sub14 F, pela voz do seu treinador, Gonçalo Veloso.
Muito obrigada, resto de boa época e bom trabalho!

sub14F

Sub-14 Femininos
Época 2015/2016

Fazendo um pequeno balanço da época..

A época começou nos finais de Agosto com a equipa bastante incompleta e com alguma incerteza se haveria atletas em número suficiente para arrancar na 1º Fase do Campeonato. No entanto, com a ajuda de todos aqueles que fazem parte do GDEMAM foi possível construir uma equipa com cerca de 14 atletas que têm vindo a aumentar de número e que esperemos chegar ao final da época com cerca de 20 ou mais atletas, assegurando desta forma o futuro do escalão de Sub-14F e seguintes (Sub-16F/Sub-19F). 

Criada a equipa e regularizada a assiduidade aos treinos, a grande dificuldade desde o inicio foi a implementação de hábitos de treino/jogo. Muitas das atletas que compõe esta equipa são ainda atletas Sub-12/13, pelo que as suas rotinas de treino e jogo não eram de todo as adequadas ao seu crescimento como atletas. Apesar disto, tem sido notória a evolução de toda a equipa neste processo que por vezes é deixado ao acaso mas é um dos mais importantes para se consolidar e fazer crescer uma equipa. 

A nível técnico/táctico/físico, estando a falar de um escalão de Sub-14, é normal haver uma evolução grande por parte de todas as atletas da equipa. No entanto, ainda existe muito para aprender e alcançar até ao final do ano.. aliás “estamos sempre a aprender”.. este é um dos nossos grandes lemas. Em relação a dificuldades neste aspecto, sem dúvida que estão ligadas ao pouco tempo de prática desta modalidade que a maioria das atletas tem e também pelos vícios errados que foram “aprendendo mal” num passado recente e que são muito complicados de “desmontar” e voltar a colocar no caminho certo. Quero enaltecer que apesar de sentirem que têm muitas dificuldades, são atletas com vontade de aprender, de fazer melhor e um gosto INCRÍVEL por Basquetebol, só lhes falta melhorar a concentração e a exigência nelas próprias para que a sua evolução seja ainda maior. 

A nível competitivo, antes de começar o Campeonato Distrital definimos como objectivo principal, chegar a 3º Fase no grupo das 6 melhores equipas de Lisboa e como objectivo secundário garantir o apuramento para a Fase Final do 5º ao 8º.   Infelizmente não conseguimos assegurar o objectivo principal após a derrota no último jogo com o Sporting CP (62-64). No entanto vamos continuar a procura do nosso objectivo secundário que é chegar á Fase Final do 5º ao 8º onde iremos procurar a melhor classificação possível. 

Esta equipa participa também no Campeonato Distrital de Sub-13 Femininos, onde temos como objectivo preparar a equipa de Sub-14 Femininos da próxima época, para isso queremos estar entre as melhores. Neste momento estamos na luta pelo apuramento para a próxima fase, precisando de uma vitória fora sobre o CFBelenenses para o conseguir. 

Quero aproveitar a oportunidade para agradecer a todos aqueles que estão lá para nos apoiar e ajudar em tudo o que é preciso para a equipa. Um Grande Obrigado a todos.

Um Feliz Natal a todos e respectivas famílias e Excelente Ano Novo!

por Gonçalo Veloso (treinador sub14 F)